VMS

Meninas estava em falta com esse tópico do Blog, que acho super importante. Já li alguns livros que falam sobre medicina tradicional Chinesa. E já segui uma dieta baseada nisso.

Sou muito ligada em energia, por isso a medicina tradicional Chinesa me interessa bastante, e não é a toa que os caras vivem 100 anos! rss. O que eu mais absorvi dessa minha fase da dieta com relação a essa medicina foi a importância que tem os Rins na nossa vida como um todo. Pois energia é tudo! Acreditem! Eu sou suspeita, porque sou espírita, e desde pequena tive essa “coisa”com energia, aquilo de bater o olho e saber se fulano é do bem ou não, o que a gente chama de empatia. Então levo essa coisa de energia muito a sério.

Falei isso para contar a importância que os Rins têm quandoo falamos de energia.

Para explicar de forma mais técnica vou copiar aqui uma matéria que saiu na UOL há um tempinho. Li algumas sobre isso mas achei todas muito longas e nada praticas. Espero que vocês gostem e dêem importância a isso também!

Assim como o fígado é o responsável pela circulação da nossa energia, o rim é responsável, em grande parte por nossas características físicas. Como já foi dito, temos dois tipos de energia, uma adquirida, pela alimentação e pela respiração, e outra inata ou ancestral, que não é renovável e está armazenada nos rins.

O rim, ao contrário do fígado, não sofre com as nossas emoções. Ele tem, porém, emoções que estão a ele associadas, tais como o medo, a insegurança, a timidez, o autoritarismo. Se estas emoções forem prolongadas por muito tempo, ou muito intensas, podem levar a alterações da energia do rim.

A nossa vitalidade de modo geral depende do quanto é forte a energia do rim, e todo o processo de envelhecimento é comandado basicamente pelos rins; assim sendo, para se ter um processo de envelhecimento de boa qualidade devemos cuidar para que o desgaste da energia do rim seja lento e gradual. A energia do rim amadurece por volta de 7 a 8 anos de idade, por isso, até esta idade, é possível que a criança ainda não tenha o controle da urina. No plano emocional ainda persistem os medos infantis. A partir daí a energia do rim vai chegar à sua plenitude por volta dos 35 a 40 anos, quando se inicia o processo de envelhecimento. De forma geral, podemos dizer que se uma pessoa aparenta menos idade do que tem, está com a energia do rim em bom estado, se for o contrário pode significar duas coisas: ou tem energia ancestral insuficiente ou gastou muito a energia do rim. Em resumo, o rim é responsável por toda a nossa estrutura física e sua conservação.

O rim rege energeticamente várias estruturas, a saber, os ossos, a medula óssea, as articulações pequenas das mãos e dos pés, os tornozelos, os ombros junto com o fígado, o ouvido interno e a audição, os cabelos, as supra-renais, os orifícios inferiores (uretra e ânus) e a estrutura física do cérebro.

Sabendo destas correlações, podemos compreender o porquê de algumas doenças estarem associadas à energia do rim. Praticamente, todas as doenças dos ossos estão de certa forma associadas com a diminuição da energia do rim. Normalmente se instalam junto com o processo de envelhecimento. É o grupo das artroses, das artrites, das osteoporoses, e que normalmente vêm acompanhadas de outras doenças, em função do desgaste da energia dos outros órgãos, e aí teremos associados as hipertensões, os diabetes entre outras.

O cabelo também é uma estrutura gerada pelo rim, e pela sua observação podemos avaliar como está energeticamente o rim da pessoa. A queda ou branqueamento precoce é um sinal de desgaste acentuado da energia que pode ser tratado, desde que seja no início do processo. O mesmo vale para as quedas periódicas que ocorrem em algumas pessoas, principalmente as mulheres, como no pós-parto. Estas quedas também coincidem com momentos de maior desgaste físico e ou emocional e também devem ser tratados para prevenir um quadro irreversível.

Outra função que também é regida pelo rim é a audição, juntamente com o ouvido médio. Temos duas patologias que são comuns: as otites e as hipoacusias. As otites ocorrem mais em crianças e são mais devidas a uma imaturidade energética do rim associada a fatores externos como vento frio e umidade, e por isso são mais comuns em crianças e tendem a desaparecer a partir dos 7-8 anos de idade, quando o rim atinge sua maturidade energética. A hipoacusia, que é a diminuição da audição, costuma ocorrer nas pessoas de mais idade e tem sua origem na diminuição fisiológica da energia do rim. Portanto, a surdez do idoso não dá para ser tratada só pela medicina natural, precisando dos recursos tecnológicos da medicina convencional.

A energia do rim, juntamente com a do fígado, rege o processo de gestação, do momento que vai da fecundação até a nidação na parede uterina, daí para frente entra também o baço-pâncreas. De forma geral, pode-se dizer que as esterilidades e infertilidades estão basicamente associadas à função energética destes três órgãos. Assim como a impotência e a frigidez, do ponto de vista energético, também estão ligadas ao fígado e rim.

A víscera acoplada ao rim é a bexiga e, diferentemente da vesícula biliar, não possui particularidades quanto aos aspectos emocionais, seguindo as mesmas características do rim, como medo e insegurança.

Assim como as emoções provocam o desgaste da energia do fígado, o excesso de trabalho provoca a diminuição da energia do rim. A primeira coisa, então, a fazermos para equilibrar o rim é arranjar um pouco mais de tempo para descansar, não fazer nada. Assim, você poderá ter um rendimento maior no seu trabalho. Outra coisa é fugir do frio e das coisas frias, dos gelados, porque eles lesam o rim, mas, de vez em quando, você pode e deve tomar ou comer algo gelado. Outro sinal de alerta é o desejo exagerado de sal ou comidas salgadas. Vale a regra, o pouco tonifica, o excesso lesa. E, por fim, já antecipando um pouco, se o rim estiver fraco devemos comer muitas raízes, de preferência cozidas, ou em sopas, que é melhor ainda.

O SUCO DOS RINS

Meninas por muito tempo eu tomei uma xícara de chá desse suco. Apenas uma xícara em jejum logo que acordava. Me fez muitooo bem!!

Suco de aloe vera com maçã e uvas(cranberry)
o suco de Aloe Vera feito do puro gel de Aloe, acrescido com toque suave e adocicado de uvas do monte (cranberry) e maçã. Rico em fibras, contém vitaminas, aminoácidos, minerais e enzimas importantes em nosso metabolismo diário.

Benefícios do suco Aloe Berry Nectar

aloe1
Aloe Berry Nectar
O suco com sabor da Uva do Monte e Maçã contém todas as vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas encontrados no Aloe Vera Gel, implicando numa combinação do Gel 100% estabilizado com um sabor refrescante.
Propriedades:
A Uva do Monte (cranberry):
– Previne, ajuda e auxilia no tratamento da infecção urinária;
– Previne, ajuda e auxilia no tratamento de problemas renais;
– Pode ser usado em casos de Candidíase crônica, problemas estomacais, escorbuto, vômitos e perca do hapetite;
– Propriedade antibacteriana e antifúngica;
– Rica em flavonóides e polifenois, substâncias antioxidantes que freiam as células cancerosas além de contrubuir para o bom funcionamento cardiovascular;
– Seu poder antioxidante auxilia na baixa da oxidação do colesterol ruim;
– Diminui o envelhecimento precoce;
– Diminui a degeneração cerebral;
Também fornece grande quantidade de vitamina C, sendo muito empregada no século XVIII, por marinheiros, em longas viagens, para prevenir o escorbuto. Os índios da América do Norte empregavam a uva como remédio e, até hoje, esta fruta tem a reputação de ser um agente purificante do organismo, sobretudo para os rins. Análises recentes da Associação Médica Americana (publicadas no jornal The Times em 1994), sobre as qualidades medicinais do suco de uva do monte (Cranberry) sugeriram que um dos seus maiores benefícios é que ele reduz a possibilidade de infecções urinárias. Um relatório recente observou o benefício do suco para as pessoas que sofrem de cistite. O Pycnogenol, um potente antioxidante que é particularmente útil para manter o colágeno na pele, também foi encontrado nas uvas do monte (Cranberry).

Para conhecer mais: www.cranberryinstitute.org (Instituto Cranberry)
A Maçã:

– Contém Fibras solúveis e não solúveis;
– Ajuda na baixa do colesterol ruim;
– Reduz riscos de endurecimento das artérias, ataques cardíacos e enfartes;
– Contribui para a regularidade intestinal;
– Tem ação desintoxacante;
– Rica em Fitonutrientres, inclusive flavanóides e fenois;
– Ajuda a proteger de doenças coronárias e cancro;
– Atenua a degradação óssea durante a menopausa;
– Rica em vitamina A, C, E, Potássio e Pectina.
A Maçã tem um excepcional sabor adocicado e acrescenta um paladar delicioso ao Aloe Berry Nectar.
* Vitaminas: A, C e E
* Minerais: magnésio, manganês, zinco, cobre, cromo, cálcio, sódio e potássio
* Aminoácidos: oferece 7 dos 8 aminoácidos essenciais que não podem ser fabricados pelo corpo e têm de ser adquiridos através da alimentação
Recomendações:
Os benefícios destes dois elementos naturais, reunidos às características do Aloe Vera Gel, fazem dele um excelente estimulante hepático e renal e é também, um suave diurético. Além da ação preventiva do gel puro, este é recomendado para cistite (inflamação da bexiga), nefrite (inflamação dos rins) e cálculo renal, pedra na vesícula, gota, cefaléia (dor de cabeça, enxaqueca). Também é recomendado para as pessoas que desejam ou precisam perder peso.
Eu compro no Mundo Verde

Eu compro no Mundo Verde

Continue lendo