Snapchat

Sempre recebo perguntas sobre o meu treino de abdominal. Não tem como falar de tudo em um post só, já que eu faço pilates que além de trabalhar o corpo todo o abdômen está sempre “acionado”, faço abdominal com peso, junto com musculação e também uma aula de abdominal que eu amo, com duração de 15 minutos, mas que trabalha todos os músculos de forma muito intensa.

Todo mundo quer saber como ter uma barriga sequinha, é claro que exercícios abdominais ajudam muito, e o estímulo é maior ainda pois eu acho que o resultado aparece muito rápido. Quando a gente faz uma aula de abdômen tem a sensação de “barriga dura” na hora! Eu amo e confesso que faria todos os dias, mas não pode, pois o músculo precisa descansar, como qualquer outro do corpo. Então eu fico revezando meus treinos ( um dia abdominal reto, no outro oblíquo, etc). O mais importante é saber que o que define a barriga mais do que  exercícios abdominais é alimentação, pois quanto menos gordura temos no corpo, mais os músculos aparecem.

Seria impossível eu colocar fotos de todos os exercícios abdominais que eu faço, mesmo nessa aula, cada dia é diferente,e na musculação também, eu uso muito a medicine ball para trabalhar o abdômen,o bosu, TRX, vários aparelhos, e da pra “inventar” muito. Eu quis colocar aqui alguns “básicos” para vocês conseguirem fazer em casa

Fiz algumas perguntas para o professor Anselmo,da Reebok Cidade Jardim. Ele é o responsável por essa aula de 15 minutos que eu amo:

1-Explica um pouco sobre a aula de abdominal?

São aulas que as academias oferecem com duração entre 15´a 30 minutos , que tem como objetivo fortalecer a região abdominal, trabalhando com todos os músculos da região de forma intensa e sem intervalo.

2-Qual a diferença da aula de abdominal que é no chão só com a força do corpo para os abdominais nos aparelhos?

Quando fazemos o abdominal no aparelho usamos a carga que ela oferece, podendo assim aumentar a resistência, quando fazemos no solo a resistência É seu próprio peso, além da ação da gravidade, lembrando que tanto na maquina quanto no solo o abdômen é solicitado , a diferença entre eles é o tipo de trabalho realizado, resistência ( aulas de abdominal ) Força (aparelho). Então um complementa o outro.

 3-15 minutos de aula é suficiente para trabalhar todos os músculos?

Sim , por isso a aula é bem intensa e sem intervalos.

4-Com qual frequência podemos fazer exercícios abdominais?

O abdômen é um músculo requisitado a todo momento pelo nosso corpo para nos manter desde em pé, a ter uma boa postura inclusive sentado, portanto ele é ativado o tempo inteiro , podemos treinar todo o abdômen para fortalecê-lo , mas caso queira uma barriguinha chapada É interesante mesclar o treinio de força e resistência unida a uma boa alimentação

 5- Existe alguma precaução para fazer abdominal sem machucar ? posso fazer sem colchão por exemplo? 

Sim, existem algumas preocupações, como : não sobrecarregar ou tensionar ombros e pescoço ( deixa o ombro afastado da orelha), manter o tronco alinhado com a cabeça ( queixo pra frente) e não ter nenhuma restrição médica. Não é aconselhável fazer abdominal sem colchonete, pois ele é uma proteção à sua coluna.

 6- Em quanto tempo podemos ver uma barriguinha definida? Claro fazendo dieta junto 

 O tempo médio para começar a ver os primeiros resultados é em torno de 3 meses. Se manter uma dieta, claro.

 7-Qual o melhor exercício para aparecer as famosas “entradinhas”? 

Na verdade temos que trabalhar todos os músculos do abdômem, é possível enfatizar uma área, porém não é possível, isolá-la. Sendo assim, para aparecer as famosas “entradinhas” enfatize o infra abdominal ( aquele de subir a descer as pernas juntas por exemplo) e oblíquos.  

8-Qual a diferença de fazer abdominal em isometria, tipo as pranchas, ou em repetições?

 O abdominal isométrico é aquele que não contém movimento, portanto indicado também para pessoas que possuem algum tipo de lesão ou não estão aptas para fazer movimentos de repetição. Os dois tipos solicitam os músculos do abdômem com bastante ênfase, é interressante também uni-los com o treinamento de força, e combinar os dois no treino.

 9-Ter um abdominal forte traz algum benefício para “saúde” alem da estética?

 Sim, o abdômem é um dos responsáveis pela sustentação do corpo bem como auxilia na proteção da coluna, melhora a postura além de ser uma camada protetora dos orgãos vitais.

 

esse exercício é muito importante pois trabalha a musculatura flexora do quadril e isometria do abdomen fortalecendo o transverso. Eu preciso fazer muito esse desde que machuquei a lombar. É importantíssimo! Mas atenção cuidado para não sentir a lombar, façam devagar e desçam a perna até onde der sem sentir dor.

Esse exercício é muito importante pois trabalha a musculatura flexora do quadril e isometria do abdômen, fortalecendo o transverso. Eu preciso fazer muito esse desde que machuquei a lombar. É importantíssimo! Mas atenção, façam devagar e desçam a perna até onde der, sem sentir dor na lombar

Abdominal reto alternando as pernas

Abdominal reto alternando as pernas

Esse eu amo para a "entradinha": braços retos e palma da mão virada pra cima. Tira os ombros do chão e não desce mais: encostar os dedos nós pés alternando os lados

Esse eu amo para as “entradinhas”: Braços retos e palma da mão virada pra cima. Tira os ombros do chão e não desce mais: encostar os dedos nós pés alternando os lados

Lateral ( AMO) : pés unidos subindo as pernas e tronco junto

Lateral ( AMO) : pés unidos subindo as pernas e tronco junto

Pranchinha: reta 30 segundos e ja faz a lateral + 30 segundos. Depois volta para a reta e repete com o outro lado.

Pranchinha: reta 30 segundos e já faz a lateral + 30 segundos. Depois volta para a reta e repete com o outro lado.

Mais um para infra: tronco fora do chão e pernas em 90 graus: alternando as pernas para baixo

Mais um para infra: tronco fora do chão e pernas em 90 graus: alternando as pernas para baixo ( desce a esquerda, volta 90 graus e desce a direita)

Pernas em 90 graus, tronco fora do chão e palma da mão virada pra cima: Vamos "pulsar"para frente ( como se fosse abdominais curtinhos, sem descer o tronco

Pernas em 90 graus, tronco fora do chão e palma da mão virada pra cima: Vamos “pulsar”para frente ( como se fosse abdominais curtinhos) sem descer o tronco

Esse é pra matar! Pernas  e braços estendidos ( os braços se entrelaçam em cima da cabeça). Sobe e desce os dois juntos e isometria no final.

Esse é pra matar! Pernas e braços estendidos (os braços se entrelaçam em cima da cabeça). Sobe e desce os dois juntos e isometria no final.

a alondadinha básica do final

a alondadinha básica do final

 

Gostaram?

Beijos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue lendo