Snapchat

Oie!! Bom dia!

A minha amigona Alessandra Luglio, que também é uma nutricionista maravilhosa, escreveu um texto sobre suplementação em vegetarianos, o que eu acho um assunto super importante porque muitas pessoas têm varias dúvidas sobre o que comer para substituir alimentos de origem animal.

 

D1FCB3A8-6E34-4839-A089-E05C2D408B3C

 

Olhem só:

 
Suplementação em vegetarianos

É só pensar em tirar os alimentos de origem animal do cardápio que muitas pessoas já querem logo se entupir de todo tipo de suplemento, seja ele proteico, ferro, cálcio, ômega-3, vitamina b12 e muitos outros.

A retirada abrupta de todos os alimentos de origem animal do cardápio como as carnes, ovos, leite e derivados sem que haja a reorganização do cardápio pode tornar o indivíduo mais suscetível à alguma carência nutricional, porém, é importante deixar claro que, o desequilíbrio nutricional pode ocorrer pode acontecer através de mudanças alimentares para qualquer modelo alimentar como por exemplo, dietas “low carb”, cetogênicas, caloricamente restritivas entre outras que excluem alguns alimentos ou grupos alimentares da alimentação diária.

 

Entre os modelos alimentares citados, a dieta vegana equilibrada é capaz de, através somente de alimentos, suprir com folga a demanda de todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo humano, com exceção da vitamina B12 que muitas vezes deve ser suplementada, falarei sobre isso logo abaixo.

 

Portanto, a suplementação nunca se faz obrigatória e é um ponto muito específico e pessoal, que leva em conta o objetivo, rotina, histórico do paciente, estado de saúde, e outros pontos. Tudo isso deve ser acompanhado por um médico ou nutricionista que indicará se a suplementação é necessária e qual a dosagem indicada.

 
Os suplementos proteicos talvez sejam os mais presentes na rotina de alguns veganos e vegetarianos, não por ser necessário para se atingir o aporte proteico diário ideal, mas simplesmente por sua praticidade e versatilidade. Com a rotina corrida de hoje em dia, muitas pessoas não conseguem se organizar ou para fazer uma refeição intermediária completa e com calma, e acabam reféns de opções desbalanceadas e não muito saudáveis. Dessa forma, os suplementos proteicos vegetais podem auxiliar a equilibrar as escolhas nessas situações, sem perder a praticidade.

 

Outro ponto muito comum é a vitamina B12, que é o único nutriente que não se garante na alimentação moderna a base de vegetais em quantidades necessárias, mas sua suplementação também não é uma regra, já que cada pessoa possui seu estoque e a metaboliza de uma forma individual, portanto é importante o acompanhamento com exames de sangue a cada 6 meses e suplementação, quando necessário – indicada por um médio ou nutricionista.

 

Então, já sabe… antes de sair comprando um monte de suplementos, consulte sempre um profissional para saber sua real necessidade!

 

Nutricionista Alessandra Luglio

@aleluglio

 
___________________
Adorei, Ale!!
Muito obrigada!

Beijos
Gabi

Continue lendo

Banner Alekta