Snapchat

Texto do nosso querido Rodrigo Paiva. Eu super me identifiquei, pois fiz bem isso para aumentar minhas coxas de frango, rss.

Quer ganhar “massa” muscular? Siga os 4 passos abaixo.

Para quem quer ter mais músculos no corpo, algumas regras são fundamentais. Dê atenção à cada item a seguir. Caso contrário, você pode não ganhar o tanto quanto poderia e o “sacrifício” acaba sendo em vão…
1 – CAPRICHE NA ACADEMIA. Sua série de musculação é extremamente importante. Na realidade, o mais fundamental de todo processo! Não é apenas comer bem e tomar suplemento. Se você não fizer por onde no seu treino, não adianta… Você tem que fazer força sim! E deve respeitar os intervalos de descanso! Ao invés de ficar conversando com seu amigo, peça-o ajuda. Malhem juntos. Assim, um ajuda o outro.
Além disso, a “carga” (peso) deve estar bastante alta. Se, ao final da série, você conseguir fazer mais que 5 movimentos, significa que está leve… Tem que “tremer” e quase não aguentar. Ir ao limite! E, muitas vezes, aquela dor muscular no dia seguinte é bem vinda.
A troca do seu programa deve respeitar uma lógica e ser frequente. Evite ficar dois ou três meses sem atualizar sua ficha. Precisamos mudar os estímulos musculares periodicamente.

2 – COMER BEM PÓS-TREINO. Comer somente frutas, barras de cereal ou pão com manteiga não irá ajudá-lo a ganhar tecido muscular. Além de carboidratos, precisamos de proteína. Mais ou menos 0,5 gramas do seu peso nas 3 horas seguintes ao fim da malhação. Se você pesa 70 kg, então ingira 35 gramas de proteína nesse período. Que seja em suplementos ou alimentos. Isso é uma boa regra, mas não substitui uma visita ao nutricionista para adequação do cardápio.
Outro item fundamental na alimentação é não deixar faltar vitaminas e minerais. O corpo precisa deles para levar um determinado aminoácido para dentro do músculo e acoplá-lo à fibra muscular. Se estiverem em falta, seu corpo pode não sintetizar a quantidade de tecido quanto poderia. Por exemplo, sua série de musculação faria com que ganhasse 1 kg de músculo no mês, mas, faltando proteínas, vitaminas e minerais, você irá conseguir aumentar somente 0,5 kg. Então, deixe que a salada, cereais integrais, oleaginosas, frutas e outros façam parte da sua rotina.
3 – RECUPERE-SE ADEQUADAMENTE. Apesar de acharmos que estamos mais “fortes” durante e após o treino por causa do inchaço nos músculos, estamos, na verdade, mais fracos. Basta tentar fazer mais uma série. É muito mais difícil…
Nós ganhamos músculos enquanto descansamos. É nesse período que o corpo ressintetiza nossas fibras “arrebentadas” pelos exercícios. Precisamos então, dormir bem, alimentar adequadamente durante todo o dia, não ficar em jejum prolongado e evitar o abuso bebidas alcoólicas.
4 – FAZER AVALIAÇÃO FÍSICA PERIODICAMENTE. Intervalos menores do que os tradicionais 3 meses são necessários entre as reavaliações. Como a mudança corporal é lenta para a maioria das pessoas, muitas vezes desistimos no meio do caminho. E cada 200 gramas ou cada centímetro fazem diferença. Uma boa avaliação física é ótimo para verificar isso.
O ideal seria seguir uma metodologia de treino durante 30 ou 45 dias e avaliar o resultado que teve. Assim saberá qual se adapta melhor a você. Existem pessoas que hipertrofiam com séries mais longas de até 15 movimentos. Outras mais curtas, de 6 até 8 movimentos. Há quem precise de maior intervalo para treinar um mesmo grupo muscular (Ex.: malhar glúteo na segunda-feira e depois somente na sexta). Outras não devem esperar mais de 3 dias para trabalhar o mesmo grupo novamente. Então, reavalie e tenha um bom professor para analisar seus resultados.
*muito cuidado com os colegas de academia com muita massa muscular e que falam que só tomam proteína… É muitíssimo raro encontrar alguém que assuma que usa anabolizantes. Suplementos de proteínas ou similares não causam um resultado tão rápido. Anabolizantes são milagrosos no que diz respeito ao ganho de tecido muscular. Fique fora dessa!
*respeite seus fatores genéticos. Cada um tem uma cor de cabelo, de olhos, estatura… ou seja, cada um tem um biotipo. Faça o possível! Se dedique ao máximo! Mas aceite os resultados que conseguir.

 

Beijos

 

Continue lendo