VMS

Oie! Bom demorei mas finalmente vou contar o que senti com a semana detox que fiz depois das minhas férias. Sempre falo, que eu, como a maioria das pessoas ( principalmente mulheres), saio da dieta as vezes, confesso que aqui na rotina eu sou bem regrada, nos finais de semana inclusive com uma besteirinha ou outra, não faço dia do lixo não, e para quem quer emagrecer tem que tomar cuidado com isso, pois quando eu fazia FDS do lixo, nunca emagreci, meu corpo só mudou quando ficava mais comportada nos finais de semana também. Mas nas férias é diferente, como eu viajo no maximo duas vezes por ano, posso me permitir mais, e eu acho que vale muito mais a pena sair da dieta em viagens, que a gente quer descansar, conhecer a culinária local, curtir de verdade, do que nos finais de semana, e o estrago é menor!

Bom, claro que eu fiquei 14 dias viajando, comendo, amando e curtindo..E dei uma “pequena” inchada, rsss. Não me pesei na balança, nem quando voltei e nem depois da detox, mas tenho quase certeza que engordei 2kg na viagem e emagreci os 2kg em 5 dias de detox. Eu falo que não me peso, porque prefiro ficar feliz com o que vejo no espelho e não ficar escrava de números, tem gente que é noiada na balança e na verdade pesa mais porque tem mais músculos, cada corpo é um, e peso na balança não significa la essas coisas, mas pode servir como uma referencia. Só não fiquem escravas dela.

Contrario do que muita gente pensa, eu não sou magra geneticamente. Ja postei várias fotos minhas de quando era criança, e eu fui beeem gordinha, por isso hoje eu sou magra por esforço, se eu saio da dieta, engordo mesmo, mas graças a Deus eu aprendi a amar esse estilo de vida saudável e amo viver em dieta, comer bem, fazer exercícios, isso é hábito, faz parte da rotina. Por isso tudo que eu me mantenho magra na maior parte do tempo #menosnasferias rss.

FALANDO DA DETOX:

O Dr. Barakat, junto com sua equipe de nutris, montou uma detox de 7 dias para mim, onde o intuito era não só desinchar, como limpar o organismo mesmo, tanto é que durante esses dias eu não tomei nenhuma vitamina, só me alimentei da detox mesmo, para limpar o corpo.

A dieta era constituída em:

DESJEJUM: 

1 limão espremido em um copo de água ( de preferencia água na temperatura ambiente) .  o limão é um grande aliado na hora de desintoxicar o seu corpo. Além da ação básica de eliminar toxinas através dos líquidos, o suco detox vai ajudar a equilibrar o pH do seu corpo. O limão é um alimento ácido e com o organismo deste jeito, é possível queimar mais gorduras que estão no seu corpo

+ “shake” de 3 frutas  ( entre elas: morango, maçã, kiwi, uva, pêra, melancia, melão, laranja, lima) com clorofila. A clorofila vocês conseguem fazer em casa: – Higienize um maço de couve e bata no liquidificador com o mínimo de água possível. Coloque em forminhas de gelo e depois de congelada guarde em sacos plásticos. Na hora de usar é só bater uma pedrinha com o suco de sua preferência.

A partir do quarto dia era o shake de frutas + 2 castanhas do Pará

deto14

a clporofila feita em casa, para bater com qualquer suco!

a clorofila feita em casa, para bater com qualquer suco!

LANCHE DA MANHÃ E DA TARDE: 

– Nos primeiros 3 dias foi o suco de 3 frutas + clorofila ( igual o café da manhã). A partir do quarto dia era uma porção de frutas : melão, maçã, pêra, ou uva black ( estou viciada nessa uva!)

– No sétimo dia era a barrinha de cereal da Hart’s , sem glúten. Outra que eu ja amava e continuei comendo.

Levava o shake + o proximo lanche (fruta) na lancheira térmica

Levava o shake + o proximo lanche (fruta) na lancheira térmica

Uva black - viciooo!

Uva black – viciooo!

 

Melão! Também amo!!

Melão! Também amo!!

lanchinho da manhã no carro: kiwi + abacaxi + maçã + clorofila

lanchinho da manhã no carro: kiwi + abacaxi + maçã + clorofila

Ja amava essa barrinha e ameii que ela fez part da detox! É top!

Ja amava essa barrinha e ameii que ela fez part da detox! É top!

 

 

ALMOÇO E JANTAR: 

-O jantar era sempre a sopa e o almoço nos primeiros 3 dias foram mais puxados, rss, era novamente o shake de 3 frutas +clorofila. A partir do quarto dia entraram as sopas + uma porção de verdura refogada ( acelga, espinafre ou couve) . Eu vicieii nesse combo sopa+verdura refogada. Também continuei fazendo mesmo depois da detox. Tem uma das receitas da sopa AQUI . E todas eram basicamente a base de abóbora, espinafre, chuchu, vagem, quiabo, repolho, salsão, rúcula, escarola…Folhas verde-escuras (couve, rúcula, espinafre, escarola) e vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho) são os principais itens de uma sopa detox. Ricos em ácido fólico, betacaroteno, vitaminas A e C, magnésio, cálcio e ferro, esses vegetais melhoram o funcionamento do fígado, que passa a eliminar as toxinas de maneira mais eficiente.

Inhame, batata-doce e outras raízes se encarregam de deixar a sopa encorpada e, assim, valer por um prato único. São ingredientes que saciam a fome sem elevar os níveis de glicose no sangue – mecanismo que evita picos do hormônio insulina, que, em excesso no organismo, faz você estocar gordurinhas. Já as sementes (chia, linhaça, gergelim), os grãos e as leguminosas (ervilha, grão-de-bico) são fonte de proteína magra e gordura boa – substâncias que também contribuem para manter a medida da cintura enxuta.

IMPORTANTE: Nenhuma sopa foi temperada com sal nem temperos prontos. Na detox só usei cebola, alho, salsinha, cebolinha…Só temperos naturais.

deto8

deto6

deto9

CEIA:

Eu não estava acostumada a fazer ceia, então parecia que dormia até “estufada”. Para quem pensa que na detox passa fome está muito enganado, a gente pode sentir uma vontade de mastigar nos primeiros dias, mas fome eu não passei. E como fala no documentario “hungry for change” ( AQUI ), o conceito de dieta liquida está muito distorcido. Uma coisa é você passar 7 dias a base de chá ou água, mas os sucos da detox são riquíssimos em nutrientes, muitas vezes mais nutritivos do que um prato de comida de muita gente, e o fato de ser liquido é porque o organismo absorve os nutrientes de forma mais eficaz, e aproveita esse nutrientes muito melhor (biodisponibilidade)

– Todos os dias eu tomava 3 dedos do suco de uva orgânico + uma fruta ( maçã ou pêra) + um chá de gengibre com cravo e canela ( chá mais)

O suco de uva orgânico é um poderoso antioxidante, diminui o mau colesterol ( LDL) , aumenta o bom colesterol ( HDL), reduz formação de placas de gordura, acelera o metabolismo, prevenção de doenças, diminui as chances de obstrução dos vasos sanguíneos,consumindo-o antes de ir dormir, ajuda a que o sangue circule com maior facilidade pelo nosso organismo durante a noite.

deto13

 

REGRAS DA DETOX:

Durante a semana detox eu só comi alimentos naturais: Frutas, legumes, verduras, algumas oleaginosas ( castanha do para) e a barrinha de cereal Har’s . Bebi pelo menos 2 litros de água durante o dia e 1 litro de chá verde ( até as 17 horas para não tirar o sono), todos os dias.

NÃO ENTRA:  glúten, lactose, açúcar, sal, temperos prontos e nenhum tipo de alimento industrializado.

TREINO: Durante essa semana, não tomei nenhum tipo de suplemento, e fiz só aerobio, 45 minutos de bicicleta ou 30 min de escada. Não tive perda significativa de massa magra.

Fazia de manhã esse chá verde natural, levava e ia tomando durante o dia. Ele é muuuuito amargo, bem dificil de tomar, então eu coloquei algumas gotas de Stevia.

Fazia de manhã esse chá verde natural, levava e ia tomando durante o dia. Ele é muuuuito amargo, bem dificil de tomar, então eu coloquei algumas gotas de Stevia.

CONCLUSÃO:Eu AMEI fazer essa detox, juro! Primeiro porque é nítido como isso faz bem para nosso organismo. O intestino responde super rapido e fica muito regulado, e isso te da uma sensação de bem estar enorme! Por incrível que pareça, eu fiz ginástica com um super pique,contrátrio do que as pessoas falam, comer de mais é que tira nossa disposição viu? Eu nas férias só comendo besteira, ficava preguiçosa o dia todooo, e na detox não! Pura energia! O humor é outro, isso eu percebi muito, sabe quando você fica o dia todo feliz e não sabe porque? Pois eu acho que a alimentação reflete diretamente nisso, eu era uma pessoa leve, contente, disposta! Bom, sobre a pele nem preciso dizer né?! Vira uma seeeeda! E voce ( eu pelo menos fiquei) fica com uma sensação de estar tão limpa por dentro que evita comer industrializados, sal, açúcar, depois da detox. Falei isso no Instagram, que minha vida alimentar mudou um pouco depois dessa semana. Incluí muito mais frutas no meu dia a dia, continuo tomando as sopas a noite, vicieiii em espinafre refogado, e sal na comida é quase zero. Me fez MUITO bem. E vou fazer essa detox uma ou duas vezes por ano, conforme recomendação do Dr. Barakat.

Lembrem-se que a dieta Detox é super individual e séria, por tanto não copiem dietas do google, e nem façam por conta própria. Por exemplo a minha detox foi baseada na minha rotina e nas minhas necessidades, por exemplo tem gente que não faz para perder peso, apenas para desintoxicar o organismo mesmo, tem outras pessoas que fazem detox com treino, e isso muda muita coisa.E com certeza você é diferente de mim, cada organismo tem uma necessidade e a tal da individualidade bioquímica. Fiz esse post mais para matar a curiosidade e porque devia isso a vocês, esse feed back. E também queria falar como me senti pós-detox, e como foi algo tão positivo pra mim, eu acho válido vocês pedirem uma detox para o seu nutri, nem que seja para experimentar!

 

Beijos 🙂

Continue lendo