Snapchat

Oie!!! Tudo bem?

Já faz um tempinho que ouvimos muito falar sobre “Plant Based”, né? Mas de fato, vocês sabem do que se trata?

IMG_5375

 

A nutricionista Alessandra Luglio, que por sinal é minha grande amiga, escreveu um texto explicando um pouco melhor esse tema.

 

______________

 

 

A alimentação Plant Based, ou em uma tradução livre “a base de plantas”, é uma alimentação a base de alimentos de origem vegetal. Uma forma de se alimentar pura, limpa, com compaixão, saudável, equilibrada, rica, diversificada e nutritiva. No conceito Plant Based, todos os alimentos de origem vegetal colaboram para o fornecimento de nutrientes essenciais, combinando-os ao longo do dia e refeições alcançamos o equilíbrio sinérgico nutricional que garante a saúde, sem excessos, sem carências.

IMG_5376
Ela tem como base energética e nutritiva alimentos ricos em fibras e amidos, alimentos considerados “comfort food” que a maioria de nós sempre amamos, mas que há tempos são considerados meros “acompanhamentos” nas principais refeições. Contudo, são estes os principais alimentos que fizeram com que os seres humanos prosperassem por gerações: tubérculos como batatas e batatas-doces; grãos integrais como arroz integral, milheto, quinoa e trigo; Milho e ervilhas; Leguminosas como grão-de-bico, feijões, lentilhas e a soja acompanhados de frutas frescas, verduras, legumes sempre diversos e coloridos.

 

IMG_5374
Repito sempre que a natureza é perfeita, se compararmos a alimentação Plant Based ao ecossistema [sistema composto pelos seres vivos e o local onde eles vivem, seres “não vivos” (minerais, pedras, o clima, a própria luz solar e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si, entendemos que o micro reflete o macro, ou seja, a sinergia entre nutrientes e energia que garante o equilíbrio do nosso corpo é similar à interrelação entre os seres e o meio que mantém os sistemas naturais como as florestas, o Cerrado, os oceanos, mangues entre tantos outros. A alimentação Plant based é o modelo alimentar que mais nos aproxima da natureza, com harmonia e respeito, que afinal, somos parte dela.

Quanto mais simples, menos processada, menos focada em nutrientes isolados em si, menos alimentos de origem animal mais nutritiva será sua alimentação, maior será o equilíbrio sinérgico entre você e o planeta. Essa é uma tendência que está batendo muito forte à nossa porta e entendo isso tanto como um chamado de compaixão com nosso planeta e as espécies que o dividem conosco, como para a nossa saúde. A linha americana de Lifestyle Medicine, que é uma linha da medicina que trabalha com estilo de vida, procurando prevenir doenças para não ter que trata-las, adotou a dieta Plant Basedexatamente como uma ferramenta preventiva e de reversão de doenças cardiovasculares.

IMG_5373

A atuação da dieta vegetariana se dá em 2 frentes diferentes que se complementam: ao mesmo tempo que ela fornece substâncias que combatem estímulos nocivos que podem promover algumas doenças, ela também nos oferece substâncias que são consideradas protetoras e promotoras da saúde. Uma dieta rica em alimentos de origem vegetal é uma dieta rica em micronutrientes, fitoquímicos, compostos bioativos, fibras, entre outras substâncias que são capazes de eliminar os radicais livres, fortalecer o sistema imunológico, auxiliar no controle das taxas de colesterol e ainda converter substâncias cancerígenas em sua forma inativa.

 

 

______________

 

 

Agora sim deu para entender melhor, né? Amo a forma como você escreve, Ale. Sempre deixa tudo de forma clara e fácil de entender! Obrigada!

 

Alessandra Luglio – Nutrição consciente.

@aleluglio 

email: [email protected] 

 

 

 

E vocês, gostaram?!

Beijos e boa semana!
Gabi

Continue lendo

Banner Alekta