Banner Alekta

comer1

Meninas, ouve-se muito a frase ” tem que comer de 3 em 3 horas” muitas sabem que esse é o caminho para se manter saudável e emagrecer. Mas não sabem o porque disso, e achei importante que todos fiquem cientes do real significado,e da importância da alimentação fracionada.

Fiz umas perguntinhas para minha nutricionista, Ale Luglio, e ela nos explica detalhadamente.

1- Porque é importante comer de 3 em 3 horas?

O grande objetivo da estratégia de se alimentar a cada 3 horas é a MANUTENÇÃO DO METABOLISMO ATIVO, nosso corpo precisa de energia para manter suas funções em funcionamento, nosso combustível é a glicose, se não a fornecermos constantemente o organismo diminui o ritmo de trabalho para preservar as funções vitais e com isso gastamos muito menos energia do que poderíamos estar gastando, nesta situação, ou seja, em hipoglicemia, é comprovado que nosso corpo não consegue queimar gordura e para se manter passa a queimar proteína, músculos, para garantir a manutenção das funções vitais.

2- Se a pessoa está na rua a mais de 3 horas em jejum, e a única coisa que ela tem na bolsa é um chocolate,melhor comer ou continuar em jejum?

Pensando no real objetivo da alimentação fracionada que é a manutenção do metabolismo ativo, é melhor comer um pedaço PEQUENO de chocolate (30g) que fornecerá energia para o organismo continuar a trabalhar por mais ou menos 2 horas.

3-Por que é importante que todos as refeições ( refeições entende-se lanchinhos da tarde também pois são tão importantes quanto) termos a combinação de carboidrato+proteínas?

Saber fazer lanches intermediários é a chave do sucesso da manutenção do metabolismo ativo. Hoje os maiores experts em alimentação consideram os “lanchinhos”  como mini-refeições, elas devem garantir a manutenção do metabolismo ativo e serem ricas em nutrientes e devido à tamanha importância devem ser estrategicamente bem feitas. Para garantir a energia, deve sempre ter uma fonte de glicose, o carboidrato, porém, sabemos que todo carboidrato tem rápida digestão e por isso, se consumido sozinho durante o dia, provoca picos na glicemia, o que é muito desfavorável, pois, quanto mais rápido sobe a glicemia, mais insulina secretamos, a insulina por sua vez, leva rapidamente a glicose para as células do corpo causando o que chamamos de rebote: queda brusca da glicemia, em hipoglicemia, nosso mecanismo de defesa é acionado, travando o metabolismo e induzindo ao uso de proteína como fonte de energia. A solução deste problema está em não consumir carboidratos isoladamente e sim sempre associados com alimentos protéicos ou ricos em gorduras saudáveis. Tanto as proteínas quanto as gorduras digerem lentamente, retardando a absorção da glicose, que assim, cairá na circulação gradativamente, mantendo o metabolismo ativo por mais tempo.

4-Qual a importância do metabolismo regular? E como a alimentação pode ajudar para isso?

Manter o metabolismo ativo é importante para manter o gasto energético e todas as funções do nosso corpo ativadas, por exemplo, a regeneração de tecidos como músculos e pele!

comer3

5-A pessoa deve comer a cada 3 horas mesmo sem estar com fome?

Sim, a princípio partindo do pressuposto que a pessoa faça refeições normais, sem exageros e saudáveis (baixo teor de gordura), ela deverá se alimentar após 3 horas, é o tempo estimado de digerir, absorver e utilizar a energia consumida na refeição anterior. A fome tem mais relação com os hábitos alimentares do que a real necessidade de energia. Nosso corpo tem uma enorme capacidade de se adaptar, se você não faz as refeições intermediárias ele não vai te pedir comida, fome, na hora que precisa.

6-É verdade que o “melhor” momento para comer um docinho durante o dia é umas duas horas após o almoço em jejum?

Seria substituir uma das refeições intermediárias pelo doce. O doce seria o “carboidrato”da refeição. Se for um doce com gordura como o chocolate, terá absorção média-lenta e poderá ser consumido sozinho substituindo o lanche, mas se for um doce somente carboidrato, como por exemplo 1 pedaço de goiabada, seria interessante consumi-lo junto à uma fonte de proteína, como 1 fatia de queijo branco.

7- E porque é ruim ficar beliscando a tarde, mesmo que seja um pouquinho de cada coisa?

Porque ao “beliscar” perde-se a noção de quantidade e na grande maioria das vezes come-se muito mais do que se tivessem sido feitos os lanches regulares.

9-Qual a dica que você da para as pessoas se acostumarem a comer a cada 3 horas?

Organizar-se, levar consigo no dia a dia sempre algumas alternativas de lanche, se for necessário pode-se até colocar o celular para despertar e colocar o hábito em prática, dia a pós dia, torna-se um novo hábito e assim torna-se uma engrenagem do bem.

comer2

Por isso vocês vêem direto fotos da minha lancheirinha no Instagram, para não correr o risco de ficar sem comer durante o dia. Mas lembrem-se que o jejum de 3 horas também é importantíssimo!! Então chega de beliscar! Sempre dou dicas dos meus lanchinhos intermediários, mas jajá eu faço um post legal com várias diquinhas do que comer nesses intervalos , ok?

 

Beijos

 

Beijos

Continue lendo