VMS

Bom dia, gente!!!

E aí, como foi o final de semana?

Amei esse texto do Rodrigo Paiva, tenho certeza que muitos de vocês se identificarão, assim como eu… Vocês comem, e em menos de 3 horas voltam a sentir fome?! Leiam o texto e vejam o que pode ser a causa para isso.

_________________

image

Você come e rapidinho já fica com fome? Uma hora depois já está procurando algo para comer novamente? Leia o texto e descubra o que pode fazer para melhorar isso!

Muita gente que está tentando emagrecer fala assim: – “não é possível fazer dieta; eu como e já fico morrendo de fome outra vez” ou “eu devo ter algum problema… não tem nem 2 horas que comi e já estou com fome de novo”.

Isso é muito comum de acontecer! Vamos analisar o que podemos fazer na alimentação para tentar te ajudar a conseguir esperar a hora da próxima refeição sem ficar “sofrendo”: com fome e não pode comer…

O primeiro item a analisar é se não está faltando algum nutriente na sua refeição:

-Carboidrato. Quando ele falta, normalmente queremos comer algo com mais carbodirato na refeição seguinte. Pois, sem ele, o combustível preferido do cérebro diminui. Quem nunca escutou falar que quem está com fome fica mal humorado? Os músculos são mais utilizados para manter a glicemia, coisa que o corpo também não gostaria de fazer… então, sem carboidrato, você pode sentir fome mais cedo, embora, entre os nutrientes, seja esse o menos provável nesse quesito.

-Proteína. Quando a refeição é só uma fruta ou um pão de sal com manteiga e café, você não está comendo proteína… sem ela, a fome vem muito mais cedo. A ingestão adequada de protéina faz com que algumas das subtâncias que dão fome diminuam no nosso corpo. Assim, fica muito mais fácil esperar a próxima refeição. Não deixe faltar nas suas refeições queijo, ovo, carne, castanhas…

-Gordura. Depois de ingerir alimentos mais gordurosos como abacate, feijoada ou picanha com uma gordurinha, a pessoa não sente fome ou compulsão. Alimentos com gordura, normalmente já vem com proteínas junto. Isso é ótimo! Sacia bastante! E, nas doses corretas, não fazem mal nem engordam! Portanto, seu queijo, leite ou iogurte não precisam ser desnatados. Os integrais saciam mais! Oleaginosas, coco, ovos são ótimas opções!!! E o frango com batata pode ter um azeite também!

Outro item importante que tem que observar para não ficar morrendo de fome é a qualidade do seu carboidrato. Carboidratos de alto índice glicêmico são absorvidos muito rápido, por isso sobem e derrubam a glicemia, o que rapidinho te faz ter fome novamente. Cuidado com pães, doces, açúcares, biscoitos, bolos e outras farinhas brancas. Além de aumentarem sua fome, eles ainda dão uma vontade enorme de comer doce ou outro alimento com esse tipo de carboidrato podendo se tornar até um “vício” pelo prazer que causam.

Então, se comer e tiver fome em pouco tempo, relembre sua refeição anterior e veja onde pode estar cometendo algum erro.

 

 

Rodrigo Paiva, nutricionista e educador físico formado pela Uni-BH e UFMG, é pós-graduado em fisiologia, trabalha com treino personalizado e emagrecimento.

_________________

 

 

Beijos e até amanhã!

 

Gabi

Continue lendo

Banner Alekta